domingo, 6 de diciembre de 2009

ATLAS: Operaçao Husky


A operação Husky, foi uma das maiores operações anfíbias da II guerra mundial, embora tenha visto a sua importância para a História ser relativamente desvalorizada por causa da dimensão da operação Overlord, (a invasão no norte de França) que ocorreria cerca de um ano depois.

A invasão da Sicília ocorre na sequencia da retirada das forças alemãs e italianas do norte de África, que haviam sido atacadas a ocidente pelas tropas norte-americanas que tinham desembarcado em Marrocos e na Argélia e a leste pelas tropas britânicas do VIII exército de Montgomery que tinham avançado a partir do Egipto, até se encontrarem na Tunísia.

A invasão das praias do sul da Sicília foi dividida em dois sectores, um norte-americano (VII exército), comandado por Patton e outro britânico (VIII exército) comandado por Montgomery. No total foram desembarcadas oito divisões, ou seja, mais que as que seriam desembarcadas na Normandia em Junho de 1944 e estas divisões foram posteriormente reforçadas. Enquanto que os britânicos tomaram as praias da zona oriental, os norte-americanos tomaram as praias a ocidente. Em conformidade com os planos, os britânicos deveriam seguir para norte em direcção a Messina, enquanto que os norte-americanos deveria inflectir para ocidente, circundar a ilha e juntar-se aos britânicos.

Embora fosse uma manobra secundária, as consequências da ocupação da Sicília pelos aliados sentiram-se a nível político, especialmente na cena politica italiana. Com um território italiano parcialmente ocupado, a opinião pública passou a criticar fortemente Mussolini, que perdeu o apoio de grande parte dos políticos italianos e de algumas das elites do país.

Como consequência, a 25 de Julho, quando as tropas italianas e alemãs ainda combatiam na Sicília, um golpe de estado derruba Mussolini, sendo nomeado o marechal Badoglio como seu sucessor.

No hay comentarios:

Publicar un comentario