miércoles, 2 de diciembre de 2009

APRESENTAÇAO

Bom pessoal, muita gente sabe que sou fanático pela Segunda Guerra Mundial, conhecida por muitos como "A última guerra romântica da história".

Logicamente, este termo "romântica", nao corresponde necessariamente com a realidade. Milhoes de pessoas foram mortas ou sofreram ferimentos físicos e psicológicos que carregaram para o resto de suas vidas. Metade da Europa foi arrasada, e muitos problemas que temos atualmente sao derivados dos resultados deste grande conflito.

Porque tanta gente se sente tao atraída por essa guerra ? Depois de muito refletir, eu penso que o que leva a milhoes de pessoas em todo o mundo a ter um grande interesse pelo assunto, é o fato desta guerra ter sido a primeira e (espero) a ultima guerra total: Houve batalhas terrestres, submarinas, navais e aéreas. Bombardeio de cidades inteiras com graves danos civis. Uso intensivo de exercitos completos, batalhas ideologicas, e praticamente 80% dos países envolvidos, sem contar do último ato, triste (e talvez necessário) episodio dos ataques nucleares em Hiroshima e Nagasaki.

Além disso, a Segunda guerra mundial tem o enredo de um filme: Um homem vindo da camada mais humilde da populaçao, chega ao poder através de seu carisma e de seus "golpes de sorte", toma para si toda uma naçao, e começa uma invasao e exterminio indiscriminado de territórios e povos. O mundo se divide em duas partes antagônicas e o resultado de tudo isso, analizaremos em todos os posts que serao publicados aqui.

Esta guerra também revelou personagens históricos: bandidos, mocinhos e heróis. Pessoas que se tornaram icones (do bem e do mal), cujas curiosidades também postaremos aqui.

Este blog nao pretende analizar profundamente os aspectos da Segunda Guerra Mundial. A idéia é fazer algo seguindo a tradicional linha Edu Explica: postar curiosidades, dar dicas de livros e filmes e postar historias bem ilustradas, simples e originais.

Eventualmente postaremos informaçoes sobre a primeira guerra mundial, já que esse conflito influenciou diretamente a 2GM.

Bom, terminado o blá blá blá, spero que vocês gostem. Obrigado a todos e espero aprender junto com vocês !!

Um forte abraço.

Edu Explica

2 comentarios:

  1. Cara,muito legal,também sou fissurado pelas histórias da segunda guerra,estou pesquisando e lendo bastante a respeito,tenho acompanhado o blog semanalmente.fiquei curioso sobre esta sua coleção de livros relacionados,aguardo as postagens sobre eles.hehehe
    quem sabe mais adiante poderia ser interessante a criação de uma página para curtir o blog no Facebook,seria bom para acompanhar o conteúdo por lá também.a propósito,tenho alguns Posters com propaganda de guerra nos meus álbuns do picasa,caso você se interesse pode dar uma olhada lá: https://picasaweb.google.com/bcniederauer
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Bruno começe a ver a II Guerra pela ótica dos derrotados. Vc entrará em um mundo fantástico de revelações e verdades abafadas pela midia internacional que a décadas só nos deixam saber aquilo que "eles" querem.... um abraço

      Eliminar