lunes, 21 de diciembre de 2009

Cidade Aberta

"Cidade Aberta" é a denominação dada, geralmente em tempos de guerra, a uma cidade que, na iminência de ser atacada ou invadida, apresenta a declaração pública - através de seus administradores civis ou militares - de que abandona todos os esforços de defesa, disposição de luta e se entrega ao inimigo.

A cidade assim declarada espera de seus inimigos que não a ataquem ou bombardeiem, mas simplesmente marchem sobre ela e a ocupem pacificamente. Esta declaração geralmente é feita pelas autoridades no intuito de preservar vidas civis e marcos históricos de uma batalha desnecessária.

Na II Guerra Mundial, houve vários exemplos de cidades abertas:

- Bruxelas, em 1940, após a invasão alemã da Bélgica. - Paris, 1940. após a fuga do governo constitucional do país para o interior da França. - Manila, nas Filipinas, 1942, pelas autoridades militares americanas após a capital perder o interesse estratégico pelas condições da batalha contra os japoneses. - Atenas, 1944, quando da contra ofensiva aliada na Grécia, assim declarada pelos alemães, que resolveram não defendê-la, preservando seus tesouros históricos. - Roma, em agosto de 1943, declarada cidade aberta unilateralmente pelas forças alemães que a defendiam, mesmo quando os Aliados ainda combatiam no sul da Itália.

Nem sempre, entretanto, as forças atacantes respeitam este status. Isto aconteceu, por exemplo, em Belgrado, na Iugoslávia, em 1941, quando ela foi bombardeada pelos alemães após ter sido declarada cidade aberta e em Roma, bombardeada pelos americanos em 1944, às vésperas da chegada das tropas aliadas à capital da Itália.

No hay comentarios:

Publicar un comentario