domingo, 13 de diciembre de 2009

A Foto de Iwo Jima



A Batalha de Iwo Jima (Operação Detachment) foi travada entre os Estados Unidos e o Japão, entre fevereiro e março de 1945, durante a Guerra do Pacífico, na Segunda Guerra Mundial. Como resultado da batalha, os EUA ganharam controle da ilha de Iwo Jima e os campos aéreos localizados nessa mesma ilha.

Essa batalha produziu uma das fotos mais famosas da 2ª Guerra Mundial. No dia 23 de junho de 1945, o fotografo Joe Rosenthal registrou o momento em que 6 fuzileiros americanos colocam uma bandeira americana no topo do monte Suribachi.

Os soldados americanos que aparecem na foto se chamam: Michael Strank, Harlan H. Block, Franklin R. Sousley, Rene A. Gagnon, Ira Hayes e John H. Bradley.

Esta foto tem 2 historias curiosas: Dizem as más linguas que essa foto foi uma armaçao, ou seja, o fotográfo pediu aos soldados para fazerem pose para a foto. Esse boato foi logo desmentido, pelo fato de ter sido a unica foto do evento registrada por Rosenthal. Quando um fotografo quer fazer uma foto “preparada” é necessario fazer varias fotos, até reproduzir a ideal.

A outra história fala sobre a maldiçao que envolve todos os fuzileiros que aparecem nessa foto. Strank, Block e Sousley jaais sairiam vivos da Ilha de Iwo Jima. Os outros 3 fuzileiros (Gagnon, Hayes e Bradley), sobreviveram a guerra, porém morreram anos depois de forma trágica por problemas de alcoolismo e depressao causados pelos traumas das guerra.

No hay comentarios:

Publicar un comentario