sábado, 26 de diciembre de 2009

Supermarine Spitfire

Projetado em 1936 por Reginald Mitchell (criador, na década de 1920, do também famoso Supermarine S6), entrou em serviço em agosto de 1938, na versão Mk I.

A fama deste caça afirmou-se com a Batalha da Inglaterra, onde a sua performace nas média e baixa altitudes (nas quais foram travados os principais combates) superou a do então principal caça alemão, o Messerschmitt Bf 109. Embora no computo final da batalha se verifique que foram abatidos mais caças britânicos do que alemães, as perdas de aviões abatidos no total, contando-se os bombardeiros, impostas pela Royal Air Force à Luftwaffe, através dos Spitfire e Hawker Hurricane, frustrou os planos de Adolf Hitler de obrigar a Grã-Bretanha a assinar a paz segundo os seus termos.

No final de 1941, quando os nazistas já estavam focados no seu principal objetivo, a invasão da então União Soviética, foi introduzido o primeiro caça que igualava o Spitfire em performance nas baixas altitudes e o superava nas médias e altas: o alemão Focke-Wulf Fw 190. Por esta época o Spitfire começou a ser produzido sob licença tanto nos Estados Unidos da América quanto na União Soviética. No segundo trimestre de 1942, em combates aéreos sobre Papua-Nova Guiné e o norte da Austrália, constatou-se que este caça também estava superado pelo Mitsubishi A6M Zero japonês.

Por essa razão, ao longo de 1943 e no início de 1944, foi gradualmente substituído por outras aeronaves de caça com maior autonomia de vôo, como o estadunidense Republic P-47 Thunderbolt, o russo Yakovlev Yak-9 e principalmente o anglo-americano P-51 Mustang e, em operações de ataque ar-terra, tanto pelo já citado P-47 quanto pelo seu conterrâneo Hawker Tempest. Nas funções de caça-bombardeiro e de apoio às forças terrestres (tanto na Europa quanto no Oriente), foi utilizado até ao final do conflito, quando já se encontrava definitivamente obsoleto em relação aos principais caças da época.

Versões
Ao todo, foram construídas 20.351 unidades, em mais de quarenta versões, que podem ser divididas em três grandes categorias:

* equipados com motor Merlin;
* equipados com motor Griffon;
* versão naval (Seafire).

Entre as versões mais conhecidas, destacam-se:

* Mk V, de 1941, a mais usada;
* Mk XII, de 1943, a primeira equipada com motores Griffon;
* Mk XVI, de 1943, para ataque ao solo;
* Mk XIX, de 1944, de reconhecimento fotográfico e a mais veloz das versões desarmadas.

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