domingo, 3 de enero de 2010

Panzer III

O Panzerkampfwagen III (PzKpfw III), geralmente conhecido como Panzer III, foi um tanque desenvolvido nos anos 30 pela Alemanha Nazista e usado intensivamente na Segunda Guerra Mundial. Foi planejado para combater outros veículos de combate, servindo a lado como um suporte para a infantaria. Em breve seria substituído pelos Panzer's IV, embora alguns ainda continuassem a ser utilizados para suporte.

A 11 de Janeiro, 1934, após especificações criadas por Heinz Guderian, o departamento de Armas do Exército começou a desenvolver planos para um tanque médio com o máximo de 24000 kg e uma velocidade máxima de 35 km/h, com a intenção de ser o principal tanque das forças Alemãs Panzer, capaz de destruir outros tanques.

O Panzer III era um bom tanque, mas não supreendentemente bom, em termos de blindagem, armamento e mobilidade. Contudo influenciou os futuros tanques ao possuir três homens na tripulação do canhão (artilheiro, carregador e comandante), deixando assim o motorista livre para concentrar-se em dirigir o tanque .

A intenção de utilizar o Panzer III como o principal tanque de batalha Alemão foi largada, devido ao canhão de 50 mm não conseguir penetrar a armadura do tanque Soviético T-34, e foi assim substituído pelo Panzer IV, que conseguia carregar um canhão de 75 mm.

Mais tarde na guerra, um modelo do Panzer III foi criado com um canhão de 75 mm, mas com menos velocidade do que o Panzer IV, sendo adoptado como arma anti-infantaria.

O chassis do Panzer III fez com que surgisse o caça-tanques STUG III armado com um canhão L/34 de 75mm .

Variantes

* Panzer III Ausf A,B,C,D - modelos de pré-produção em 1937-38.
* Panzer III Ausf E,F - Modelos de produção de 1939-1940.
* Panzer III Ausf G - Mais blindagem. Armado com 50 mm L/42.
* Panzer III Ausf H - Modificações menores.
* Panzer III Ausf J - Blindagem frontal modificada novamente.
* Panzer III Ausf J/1 - Armado com 50 mm L/60.
* Panzer III Ausf L - Blindagem aumentada para 50 mm + 20 mm.
* Panzer III Ausf M - Modificações menores.
* Panzer III Ausf N - Armado com um canhão de 75 mm L/24.

No hay comentarios:

Publicar un comentario