viernes, 7 de mayo de 2010

August Von Mackensen e os Hussardos

Anton Ludwig August von Mackensen (6 de dezembro de 1849 — 8 de novembro de 1945) foi um marechal-de-campo da Prússia. Comandou com sucesso as tropas alemãs durante a Primeira Guerra Mundial e se tornou um dos mais importantes líderes militares do Império Alemão.

Mackensen morreu aos 95 anos e vivenciou o Reino da Prússia, o Império Alemão, a República de Weimar, o Terceiro Reich e ocupação aliada no pós-guerra, ou seja teve alegrias, mas também muitas tristezas, e pela longa vida que teve, foi uma testemunha privilegiada da história de seu país.

Nesta foto, Von Mackensen usa um tradicional uniforme hussardo.

Os hussardos referem-se à classe de cavalaria ligeira, de origem sérvia, mas subseqüentemente Hungara e imitada por vários países da Europa, que teve grande influência na estratégia militar dos séculos XVIII e XIX. Hoje, por razões tradicionais, algumas unidades militares ainda têm 'hussardo' como parte de seu título.

O Exército Português nunca teve regimentos oficialmente denominados de Hussardos. No entanto, era comum no final do século XVIII e princípios do XIX chamar Hussardos a algumas das suas unidades de cavalaria ligeira. Esse era o caso das companhias de cavalaria da Legião de Tropas Ligeiras ou de algumas companhias de cavalaria auxiliar do Brasil. Um regimento português que se pode considerar de Hussardos era o dos Voluntários Reais do Comércio a Cavalo, unidade de elite das milícias formada em 1808. Os Voluntários Reais do Comércio a Cavalo estavam equipados e fardados como Hussardos, no entanto nunca foram designados oficialmente como tal.

A caveira da SS (liderada por Heinrich Himmler) foi inspirada na caveira hussarda.

No hay comentarios:

Publicar un comentario