miércoles, 23 de junio de 2010

Morre enfermeira da Segunda Guerra famosa por foto de beijo em Nova York

LOS ANGELES - Uma enfermeira que ficou famosa por uma foto na qual aparecia beijando um marinheiro americano na Times Square, em Nova York, em 1945, comemorando o fim da Segunda Guerra Mundial, morreu aos 91 anos, informou sua família na terça-feira. Registrada pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt, a foto do V-J Day (Dia da Vitória sobre o Japão) em que Edith Shain aparece vestida de branco marcou o que é considerado um momento épico na história dos Estados Unidos e se tornou um ícone do fim do confronto após ser publicada na revista "Life".

A identidade da enfermeira na foto não era conhecida até o final dos anos 1970, quando Edith escreveu ao fotógrafo dizendo que ela era a mulher da foto tirada no dia 14 de agosto na época em que trabalhava em um hospital da cidade de Nova York. A identidade do marinheiro, que continua desconhecida, ainda é alvo de especulações.

A foto também marcou a vida de Edith. A fama conquistada com a imagem lhe trouxe convites para eventos ligados à guerra, como colocar grinaldas em túmulos, participar de paradas e outras comemorações. A enfermeira, que morreu em sua casa de Los Angeles, no domingo, deixa três filhos, seis netos e oito bisnetos.

"Minha mãe sempre estava disposta a enfrentar novos desafios, e cuidar dos veteranos da Segunda Guerra Mundial lhe dava energia para aceitar outra chance de fazer a diferença", disse seu filho Justin Decker em comunicado.

Fonte: Jornal O Globo, 23/06/10

No hay comentarios:

Publicar un comentario