domingo, 13 de diciembre de 2009

Hugo Boss e os uniformes nazistas


Na semana passada a marca Hugo Boss apresentou sua coleção de verão 2010 na mercedes-benz fashion week. Mas você conhece a história desta marca?

Em 1923, o senhor Hugo Boss abriu uma oficina de costura em Metzingen (Alemanha) dedicado, basicamente, à confecção de uniformes para a polícia e correios. Em 1931, aderiu ao Partido Nazista, e dois anos depois, começou a confeccionar seus uniformes. Segundo Eckhard T
rox, um especialista em trajes militares do museu de Ludenscheid, os nazistas encomendaram seus uniformes a milhares de oficinas. A revista austríaca Profil, que descobriu o passado colaboracionista desta marca, assegura que Hugo Boss contou com mão-de-obra prisioneira de origem francês e polonês.

Depois da morte de Hugo Boss em 1947, a marca desapareceu. Cinco anos depois, dois de seus netos, Uwe e Jochen Holy, recuperaram o negócio confeccionando uniformes para a polícia e correios. Posteriormente, começaram a confeccionar trajes masculinos entrando assim na indústria da moda. O grupo italiano Marzotto comprou a maioria de suas ações em 1993.

Ao descobrir o passado nazista da marca, contrataram a um historiador para investigar o tema (como fez também a companhia ferroviária alemã). Em 1999, reconheceram e assumiram sua responsabilidade se comprometendo a recompensar aos trabalhadores dessa época.

No hay comentarios:

Publicar un comentario