viernes, 11 de diciembre de 2009

NOTICIAS: Restos mortais de Hitler foram queimados e jogados em rio alemão por agentes da KGB

Ultima foto tirada de Hitler, condecorando jovens da jungvolk
horas antes de cometer suicidio em seu bunker em 30 de abril de 1945

MOSCOU - Os restos mortais de Adolf Hitler foram queimados em 1970 por agentes da KGB e lançados em um rio alemão depois de ordens dadas pelo chefe da agência de espionagem, disse um membro do governo russo.

Em uma entrevista à agência de notícias Interfax, o chefe dos arquivos do Serviço de Segurança Federal da Rússia - a antiga KGB da União Soviética - confirmou pela primeira vez os acontecimentos que levaram à eliminação do corpo de Hitler.

O general Vasily Khristoforov disse que documentos secretos mostram que o chefe da KGB Yuri Andropov, com consentimento da liderança do Partido Comunista, ordenou uma operação secreta para destruir os restos de Hitler; de sua esposa, Eva Braun; do ministro de propaganda do partido nazista alemão, Joseph Goebbels; e a família inteira do ministro.

De acordo com os documentos, a decisão de Andropov de destruir os restos dos líderes nazistas e de suas famílias foi motivada pelo receio da KGB e do Partido Comunista da União Soviética de o local onde os corpos foram enterrados de início se tornasse um ponto de culto ao fascismo.

A operação, chamada em código de "Os Arquivos", foi realizada por um grupo especial de agentes da KGB em Magdeburg, na Alemanha Oriental, onde os corpos foram secretamente enterrados no dia 21 de fevereiro de 1946. Os restos estavam em uma instalação militar, disse Khristoforov.

Dois protocolos foram preenchidos após a operação, que ocorreu no dia 4 de abril de 1970: o primeiro falava sobre a abertura do túmulo com os restos dos líderes nazistas e seus parentes, e o outro detalhava a destruição física.

- Os restos foram queimados em uma fogueira perto da cidade de Shoenebeck, a 11 quilômetros Magdeburg, depois viraram cinza, foram recolhidos e lançados no Rio Biederitz - disse Khristoforov.

Os corpos de Hitler, Braun a da família Goebbels foram descobertos pelo Exército soviético em maio de 1946. Hitler teria se suicidado após ingerir veneno e se matar com um tiro no dia 30 de abril de 1945, quando o Exército Soviético invadiu a capital nazista.

Khristoforov afirmou que a Rússia manteve a mandíbula e o crânio de Hitler na Rússia.

- A mandíbula de Hitler está guardada nos arquivos do Serviço de Segurança Federal e os fragmentos de seu crânio estão no Arquivo do Estado. Não há mais partes do corpo além das arquivadas.

Fonte: Jornal O Globo, 11 de dezembro de 2009

No hay comentarios:

Publicar un comentario