martes, 8 de diciembre de 2009

A tipografia oficial alemã

As letras de forma surgiram com a imprensa, inventada por Johannes Gutemberg no século 15. Na Alemanha a escrita artística feita manualmente na idade média foi influenciada pela escrita gótica, de onde surgiu a escrita alemã moderna ou "Frakturschrift".


Outro tipo de letra, chamada "Antiqua", tem sua origem na Itália, no século 15, e foi muito utilizada para escrever textos em latím. Também foi utilizada na Alemanha para escrever textos neste idioma. Os textos se escrivian em Frakturschrift, erroneamente chamada "letra alemã" ou Deutsche Werkschrift, nome que originalmente foi cunhado na Itália como "lettera tedesca".

Mudança radical

Até o inicio dos anos 20, se utilizaram na Alemanha tanto os tipos de letra "Fraktur" como o "Antiqua". Entretanto, durante os anos 1929-1940, os alemaes preferiram a Fraktursshrift, por considerar que a "Antiqua" nao era "aria". Uma vez iniciada a Segunda Guerra Mundial, houve um episodio curioso: No dia 3 de janeiro de 1941, a través de uma circular a todas as autoridades do Reich, Martin Borman proibiu o uso da escrita "Frakturschrift", ordenando que todas as dependências públicas utilizassem a partir deste día a letra "Antiqua". As verdadeiras razoes desta mudança tao radical nunca foram esclarecidas.

Terminada a guerra, os alemaes nao fizeram grandes esforços para recuparar sua escrita original, principalmente por causa das pressoes aliadas que defendiam a idéia de que os caracteres Frakturschrift eram nazistas. Este disparate sepultou para sempre este tipo de letra, pelo menos na Alemanha.

No hay comentarios:

Publicar un comentario