lunes, 1 de febrero de 2010

Por que Hitler usava aquele bigode ?


Todo mundo queria saber, mas enquanto Adolf Hitler era vivo ninguém teve coragem de perguntar qual foi a inspiração para manter o bigode que se tornaria a marca registrada de uma das criaturas mais sinistras da face da Terra. Depois de morto, ficou mais difícil ainda descobrir.

Embora a solução do mistério seja apenas uma curiosa excentricidade, ela foi revelada em um livro sobre um companheiro do ditador. O dado está na biografia sobre o escritor Alexander Moritz Frey, que serviu com Hitler nas fileiras alemãs durante a I Guerra Mundial como soldados de infantaria de uma divisão da Bavária.

Existem dezenas de fotos que ilustram um Adolf Hitler jovem e de bigode, porém ele usava o estilo clássico prussiano na época, ou seja um bigode comprido para os lados e pontudo, como podemos ver na foto abaixo, data de 1916.

Porém, quando foi enviado para o front francês durante a 1ª Guerra Mundial, Hitler recebeu ordens de cortar o bigode original para que pudesse utilizar corretamente sua máscara anti-gás.

O uso de gás de mostarda pelas tropas britânicas obrigava todos os soldados a terem às mãos as máscaras contra gases e seu bigode largo não permitia que o equipamento provesse total vedação ao rosto de quem o usava.

Frey, que morreu em 1957, deixou escrita sua impressão sobre o primeiro encontro que teve com o colega soldado Adolf Hitler, em 1915, num texto até hoje inédito: "Um homem pálido, que se jogou no chão do nosso abrigo antiaéreo assim que as primeiras cargas de artilharia começaram a cair sobre nós naquela manhã. Ele parecia alto, mas na verdade era muito magro. Um grande bigode, que teria de cortar depois quando recebemos as novas máscaras contra gases, cobria uma boca muito feia".

Alguns registros históricos descrevem que uma vez finalizada a guerra, Hitler teria gostado mais do seu novo "visual" e assim o manteve até o fim de seus dias.

5 comentarios:

  1. Este comentario ha sido eliminado por el autor.

    ResponderEliminar
  2. Bem... A História que me contaram é que Hitler se insprou no comediante Charles Chaplin!

    ResponderEliminar
  3. O estilo do bigode usado por Adolf von Hitler, parecia acentuar a dureza fria que emanava do seu olhar penetrante e dominador.

    ResponderEliminar
  4. Ele queria ter algo marcante,assim como as estrelas usam cabelos excêntricos hj em dia.. Por isso o bigode

    ResponderEliminar
  5. Eu acho fascinante qualquer coisa sobre as Guerras Mundiais e Nazismo, não se é isso mesmo que diz ali em cima... Já ouvi muitas outras histórias.

    ResponderEliminar