lunes, 25 de enero de 2010

Você sabia ?

Que a operação mais importante da Segunda Guerra Mundial quase se chamou "Operação Naftalina" ?

No começo de 1943, depois de varias e longas reunioes, finalmente o Estado Maior Aliado definiu todos os detalhes para o desembarque de milhares de soldados nas praias francesas, o famoso Dia D.

Até os dias de hoje, toda a operaçao militar necessita de um cógido, e com o Dia D nao poderia ser diferente. Naquela época existia um orgão responsável de dar nome as operaçoes levadas a cabo durante a Segunda Guerra Mundial. Esse orgao era o ISSB (Inter Services Security Bureau), que desenvolvia um trabalho muito mais complexos do que possa parecer: Os nomes das operaçoes eram organizados de uma forma que nao fossem utilizados mais de uma vez e também havia um cuidado de nao utilizar nomes parecidos que pudessem causar confusão.

Quando o ISSB foi informado que o Dia D já estava pronto para ficar operativo, se buscou uma palavra para dar nome á operação. Por uma simples falta de uma opção melhor, o ISSB sugeriu que o desembarque aliado nas praias franceses que futuramente sería conhecido como a grande virada dos aliados contra os nazistas, se chamasse "Operação Naftalina" (Operation Mothball).

Conta-se que nessa mesa tarde, quando o primeiro ministro inglês, Winston Churchil soube da escolha do nome para o Dia D, teve um grande acesso de raiva e questionou seus subordinados da seguinte forma "Os senhores querem me dizer que essa turma de inúteis pretendem que dentro de cinquenta anos nossos netos chamem a operação que liberou a Europa de Operaçao Naftalina ? Se eles nao tem a capacidade de encontrar um nome decente, eu mesmo darei o nome. O Dia D, se chamará "Operação Overlord" (em português, "Chefe Supremo").

E foi assim que no dia 6 de junho de 1944, aconteceu o maior desembarque militar da história, que graças a Churchill, recebeu o pomposo nome de Overlord. Se dependesse da burocracia militar inglesa, essa importante operaçao militar, teria o enfadonho nome de "Operaçao Naftalina".

No hay comentarios:

Publicar un comentario