jueves, 31 de diciembre de 2009
Dog tag
miércoles, 30 de diciembre de 2009
Cruz de Honra a Mãe Alemã
Famosos na 2GM - Don Adams, o Agente 86
lunes, 28 de diciembre de 2009
FILME: A Queda
Confira o trailer, clicando aqui
sábado, 26 de diciembre de 2009
Posters Aliados: Conheça os Uniformes Inimigos
Durante os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha detinha o poder aéreo e a Inglaterra estava bordando o colalpso, as autoridades inglesas temiam um desembarque massivo de soldados alemaes às ilhas britânicas.
Famosos na 2GM - Charles Bronson
Supermarine Spitfire
A fama deste caça afirmou-se com a Batalha da Inglaterra, onde a sua performace nas média e baixa altitudes (nas quais foram travados os principais combates) superou a do então principal caça alemão, o Messerschmitt Bf 109. Embora no computo final da batalha se verifique que foram abatidos mais caças britânicos do que alemães, as perdas de aviões abatidos no total, contando-se os bombardeiros, impostas pela Royal Air Force à Luftwaffe, através dos Spitfire e Hawker Hurricane, frustrou os planos de Adolf Hitler de obrigar a Grã-Bretanha a assinar a paz segundo os seus termos.
No final de 1941, quando os nazistas já estavam focados no seu principal objetivo, a invasão da então União Soviética, foi introduzido o primeiro caça que igualava o Spitfire em performance nas baixas altitudes e o superava nas médias e altas: o alemão Focke-Wulf Fw 190. Por esta época o Spitfire começou a ser produzido sob licença tanto nos Estados Unidos da América quanto na União Soviética. No segundo trimestre de 1942, em combates aéreos sobre Papua-Nova Guiné e o norte da Austrália, constatou-se que este caça também estava superado pelo Mitsubishi A6M Zero japonês.
Por essa razão, ao longo de 1943 e no início de 1944, foi gradualmente substituído por outras aeronaves de caça com maior autonomia de vôo, como o estadunidense Republic P-47 Thunderbolt, o russo Yakovlev Yak-9 e principalmente o anglo-americano P-51 Mustang e, em operações de ataque ar-terra, tanto pelo já citado P-47 quanto pelo seu conterrâneo Hawker Tempest. Nas funções de caça-bombardeiro e de apoio às forças terrestres (tanto na Europa quanto no Oriente), foi utilizado até ao final do conflito, quando já se encontrava definitivamente obsoleto em relação aos principais caças da época.
Versões
Ao todo, foram construídas 20.351 unidades, em mais de quarenta versões, que podem ser divididas em três grandes categorias:
* equipados com motor Merlin;
* equipados com motor Griffon;
* versão naval (Seafire).
Entre as versões mais conhecidas, destacam-se:
* Mk V, de 1941, a mais usada;
* Mk XII, de 1943, a primeira equipada com motores Griffon;
* Mk XVI, de 1943, para ataque ao solo;
* Mk XIX, de 1944, de reconhecimento fotográfico e a mais veloz das versões desarmadas.
jueves, 24 de diciembre de 2009
Posters do Eixo: Der feind sieht dein licht
O inimigo vê a luz. Oculte-a
miércoles, 23 de diciembre de 2009
SIGLAS 2GM: RAF
A Força Aérea Real (RAF - Em inglês: Royal Air Force) é a força aérea independente mais antiga do mundo. Foi criada em 1 de abril de 1918, durante a I Guerra Mundial, pela mescla do Corpo Real de Vôo (Royal Flying Corps) e do Serviço Aeronaval Real (Royal Naval Air Service). Desde lá, teve um importante papel na história militar britânica, especialmente na II Guerra Mundial.
Nesse conflito, durante a Batalha da Inglaterra, a RAF teve grande importância defensiva. Apesar da superioridade numérica dos nazistas, os ingleses conseguiram enfrentá-los, devido à uma arma secreta: o radar. Causaram assim cerca de 2500 mortes na Luftwaffe, destruindo 1887 aviões alemães, e perderam 544 homens e 1547 aeronaves. Nessa época teve grande importância os caças Spitfire, que enfrentavam os caças de escolta alemães, e os Hurricane, encarregados de abater os bombardeiros. O radar diminuía a necessidade de vôos de ronda e assim os caças da RAF podiam se concentrar para atacá-los.
Posteriormente, junto à força aérea americana, teve um papel marcante nos bombardeios sobre o continente europeu e nas batalhas sobre a Alemanha que acabaram destruindo a força aérea de Hitler. Mais recentemente, atuou no Iraque e continua atuando em outras zonas de guerra, sendo uma das forças aéreas mais modernas do mundo. A RAF possui mais de 1000 aeronaves e, em 2007, 45.710 de pessoal regular.
Hoje a RAF tem como aeronaves de ataque e apoio ofensivo os caças Tornado GR4, Harrier GR9 e o Eurofighter Typhoon FGR4. As aeronaves de defesa aérea e alerta aéreo antecipado são o Eurofighter Typhoon F2 e o Tornado F3. As aeronaves de reconhecimento são o Sentry AEW1, o Nimrod R1, o Sentinel R1 e o MQ-9 Reaper.
NOTICIAS: Belgas afirmam ter encontrado 39 parentes vivos de Hitler
Pesquisadores belgas afirmam ter encontrado 39 parentes vivos de Adolf Hitler. Trinta e seis deles estariam vivendo na região austríaca onde o ditador nazista nasceu, segundo o jornal inglês "Daily Mail". As outras três pessoas estariam vivendo nos EUA, informação que já foi veiculada anteriormente.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores decodificaram o DNA de Hitler. Analisando restos de cigarro em uma pequena vila na região da Baixa Áustria, um guardanapo de papel usado em uma lanchonete de Nova York e os selos de cartas enviadas há 30 anos do nordeste da França, os pesquisadores Marc Vermeeren e Jean-Paul Mulders disseram ter identificado todos os parentes vivos do Fuehrer pela primeira vez.
Apesar dos pesquisadores defenderem que fizeram uma investigação exaustiva, suas informações não foram verificadas por fontes independentes. Eles também não forneceram detalhes de seus métodos.
Vermeeren, um oficial de alfândega belga, e Mulders, um jornalista, disseram que três dos bisnetos do pai de Hitler vivem em Long Island, Nova York, sob a identidade falsa de Stuart-Houston. Eles são descendentes de alemães que fugiram do país para escapar do nazismo.
Os pesquisadores disseram que os observaram durante 24 horas por sete dias, seguindo um deles até uma lanchonete, onde o parente do ditador deixou um guardanapo de papel após comer um frango frito. O material foi "recolhido e colocado em uma caixa de metal", disse Mulders.
Os restos de cigarros vieram dos parentes de Hitler na Áustria, os pesquisadores disseram. Eles não argumentaram como conseguiram o material genético dos selos enviados da França.
"Oa parentes americanos concordaram em não ter filhos para extinguir a saga dos Hitler e parar de viver com medo, mas prometeram publicar um livro antes de morrer", disse Mulders ao "Daily Mail".
Vermeeren disse que os parentes de Hitler que vivem na Áustria tentaram esconder sua linhagem trocando seus nomes para Hüttler, Hietler, Hiedler ou Hütler, nomes comuns no país.
Adolf Hitler se casou com Eva Braun em seu bunker em Berlim em abril de 1945 enquanto o Exército Vermelho se aproximava da capital alemã. O casal cometeu suicídio menos de 40 horas depois. Hitler não deixou filhos.
Siglas 2GM: OKW
O Oberkommando der Wehrmacht ou OKW (Alto Comando da Wehrmacht ou Alto comando das Forças Armadas) era a mais alta instância de planejamento e gerenciamento das forças armadas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
O OKW, formado em 1938, se decompunha em :
* OKH ou Heer, o exército
* OKL ou Luftwaffe, a Força Aérea
* OKM ou Kriegsmarine, a Marinha
O Marechal Wilhelm Keitel foi o comandante do OKW de 1938 a 1945. Ele prestava contas unicamente a Hitler, de quem recebia as ordens operacionais diretamente, pois Hitler era o Oberster Befehlshaber der Wehrmacht (Comandante supremo das forças armadas) e Oberbefehlshaber des Heeres (chefe do OKH).
Keitel assinou, sob esse título, a capitulação alemã em 8 de maio de 1945.
Alfred Jodl era o Chef des Wehrmachtführungsstabes (Chefe do pessoal operacional) de Keitel.
O OKW foi acusado, mas inocentado, de organização criminosa nos Julgamentos de Nuremberg. Keitel e Jodl, entretanto, foram julgados culpados e condenados à morte por enforcamento.
Luger P08
Como pistola militar, a Luger não justificava a reputação que granjeou. É elegante, boa de manusear e atira com precisão, mas sofre de várias limitações para ser considerada uma boa arma militar. Sua manufatura é bastante dispendiosa. O mecanismo tem muitas peças miúdas que requerem usinagem e montagem cuidadosas, e as molas têm de ser fabricadas com certo cuidado. O sistema de culatra articulável é sensível às variações da potência do cartucho, o que pode emperrar o funcionamento da arma. Lama, poeira, gelo e neve também provocam enguiços, e uma vez que o mecanismo não é coberto, nada impede que esses agentes penetrem nele.
Quando posta de lado com a sua sucessora, a Walther P38, não há dúvida sobre qual seja uma melhor pistola para uso militar. Mesmo assim foram fabricadas algo em torno de quatro milhões de unidades desta arma, e até hoje os colecionadores pagam altos preços por um exemplar em bom estado.
Modelo: P 08
Calibre: 9 mm (parabellum)
Comprimento: 222 mm (total) / 103 mm (cano)
Peso: 0,85 Kg
Carregador: Pente com 8 cartuchos
Velocidade Inicial do Projétil: 351 m/s.
T-34
O T-34 foi um tanque médio soviético produzido em 1940. Foi utilizado pelas forças Soviéticas durante a Segunda Guerra Mundial, e exportado em grande quantidade após a guerra. Alguns T-34 ficaram em uso até 1990.
Produzido das séries BT de tanques rápidos, para substituir o T-28, foi considerado um dos melhores tanques da sua época com o balanço de poder-de-fogo, mobilidade e protecção. No final da Segunda Guerra Mundial, a sua produção ha havia substituído todos os designs de tanques soviéticos, excepto um pequeno número de tanques Iosef Stalin.
Depois da Segunda Guerra Mundial muitos T-34, foram fornecidos a países africanos pela União Soviética, já que nesse teatro de operações cumpria os objectivos pretendidos, dado as ameaças potenciais serem poucas. A União Soviética dispunha ainda em 1975 de uma grande quantidade destes carros de combate na reserva.
lunes, 21 de diciembre de 2009
Guerra de Mentira
Esse período é conhecido por "Drôle de Guerre", em francês, ou pela denominação inglesa "Phoney War", que significa "Guerra Falsa" ou "Imitação de Guerra", ou ainda por "Sitzkrieg" em alemão, que sigrifica "Guerra Sentada" (um trocadilho por oposição a Blitzkrieg, guerra-relâmpago em alemão). Durante este período ambos os lados se preparavam para as futuras batalhas, agrupando homens e armas na região fronteiriça. Entretanto, pouquíssimos combates foram travados neste período.
Em Portugal utiliza-se normalmente a expressão original "Drôle de Guerre" em francês, que algumas vezes tem sido traduzida por “Estranha Guerra” ou “Guerra Estranha”, e também chamada "guerra fingida", "guerra de brincadeira" ou "guerra ridícula", não existindo nenhuma versão de uso comum em português.
Cidade Aberta
A cidade assim declarada espera de seus inimigos que não a ataquem ou bombardeiem, mas simplesmente marchem sobre ela e a ocupem pacificamente. Esta declaração geralmente é feita pelas autoridades no intuito de preservar vidas civis e marcos históricos de uma batalha desnecessária.
Na II Guerra Mundial, houve vários exemplos de cidades abertas:
- Bruxelas, em 1940, após a invasão alemã da Bélgica. - Paris, 1940. após a fuga do governo constitucional do país para o interior da França. - Manila, nas Filipinas, 1942, pelas autoridades militares americanas após a capital perder o interesse estratégico pelas condições da batalha contra os japoneses. - Atenas, 1944, quando da contra ofensiva aliada na Grécia, assim declarada pelos alemães, que resolveram não defendê-la, preservando seus tesouros históricos. - Roma, em agosto de 1943, declarada cidade aberta unilateralmente pelas forças alemães que a defendiam, mesmo quando os Aliados ainda combatiam no sul da Itália.
Nem sempre, entretanto, as forças atacantes respeitam este status. Isto aconteceu, por exemplo, em Belgrado, na Iugoslávia, em 1941, quando ela foi bombardeada pelos alemães após ter sido declarada cidade aberta e em Roma, bombardeada pelos americanos em 1944, às vésperas da chegada das tropas aliadas à capital da Itália.
Países do Eixo: FINLANDIA
Países Aliados: BRASIL
Paises do Eixo na Segunda Guerra Mundial
Alemanha Nazista, liderado pelo Führer Reichskanzler Adolf Hitler (e nos últimos dias da guerra, o Grande almirante Karl Dönitz)
Japão, liderado pelo Primeiro-Ministro Hideki Tojo e o Imperador Hirohito
Itália, liderado pelo Primeiro-Ministro Benito Mussolini e o Rei Victor Emmanuel III (até 8 de setembro de 1943)
Hungria (desde 20 de novembro de 1940 até 8 de maio de 1945)
Roménia (até 1944)
Finlândia (26 de Junho – 31 de Julho de 1944, o Pacto Ryti-Ribbentrop)
Tailândia
França de Vichy (1940 - 1944)
Itália Social (República de Salò), sob Benito Mussolini
Eslováquia
Estado Independente da Croácia (até Maio de 1945)
Albânia, sob o domínio da Itália até 1943
Manchúria (até Agosto de 1945)
Movimento de independência Indiano (antibritânico)
Russo Branco (agentes anti-soviéticos)
Aliados da Segunda Guerra Mundial
Os Aliados da Segunda Guerra Mundial foram os países que se opuseram as Potências do Eixo na Segunda Guerra Mundial. A União Soviética, os Estados Unidos e o Império Britânico eram as principais forças. A China, a Polônia e a França antes da sua queda e após a Operação Tocha foram também considerados grandes aliados.
Os países participantes da Tríplice Entente na Primeira Guerra Mundial foram depois basicamente os mesmos Aliados da Segunda Guerra Mundial, inicialmente liderados pela França e pelo Reino Unido. Em 1941, a União Soviética juntou-se aos Aliados, logo após o ataque alemão, que marcou a quebra do pacto nazi-soviético.
Os países se juntaram ao grupo de aliados durante a Segunda Guerra Mundial foi o seguinte:
Polônia: 1 de Setembro de 1939
Reino Unido: 3 de Setembro de 1939
França: 3 de Setembro de 1939
Austrália: 3 de Setembro de 1939
Nova Zelândia: 3 de Setembro de 1939
Nepal: 4 de Setembro de 1939
África do Sul: 6 de Setembro de 1939
Canadá: 10 de Setembro de 1939
Noruega: 9 de Abril de 1940
Bélgica: 10 de Maio de 1940
Luxemburgo: 10 de Maio de 1940
Países Baixos: 10 de Maio de 1940
França Livre: 18 de Junho de 1940
Grécia: 28 de Outubro de 1940
Iugoslávia: 6 de Abril de 1941
União Soviética: 22 de Junho de 1941
Panamá: 7 de Dezembro de 1941
Costa Rica: 8 de Dezembro de 1941
República Dominicana: 8 de Dezembro de 1941
El Salvador: 8 de Dezembro de 1941
Haití: 8 de Dezembro de 1941
Honduras: 8 de Dezembro de 1941
Nicarágua:8 de Dezembro de 1941
Estados Unidos da América: 8 de Dezembro de 1941
República da China: 9 de Dezembro de 1941
Guatemala: 9 de Dezembro de 1941
Cuba: 9 de Dezembro de 1941
Coreia: 9 de Dezembro de 1941
Checoslováquia: 16 de Dezembro de 1941 (governo no exílio)
México: 22 de Maio de 1942
Brasil: 22 de Agosto de 1942
Etiópia:14 de Dezembro
Iraque: 17 de Janeiro de 1943
Bolívia: 7 de Abril de 1943
Irã: 9 de Setembro de 1943
Itália: 13 de Outubro de 1943
Colômbia: 26 de Novembro de 1943
Libéria: 27 de Janeiro de 1944
Romênia: 25 de agosto de 1944 (formalmente um membro do Eixo)
Bulgária: 8 de Setembro de 1944 (formalmente um membro do Eixo)
San Marino: 21 de Setembro de 1944
Albânia: 26 de Outubro de 1944
Hungria: 20 de Janeiro de 1945 (formalmente um membro do Eixo)
Equador: 2 de Fevereiro de 1945
Paraguai: 7 de Fevereiro de 1945
Peru: 12 de Fevereiro de 1945
Uruguai : 15 de Fevereiro de 1945
Venezuela: 15 de Fevereiro de 1945
Turquia: 23 de Fevereiro de 1945
Líbano: 27 de Fevereiro de 1945
Arábia Saudita: 1945, Março de 1945
Argentina: 1945, 27 de Março de 1945
Chile: 11 de Abril de 1945
Dinamarca: 22 de junho de 1945
viernes, 18 de diciembre de 2009
NOTICIAS: Placa nazista famosa é furtada em Auschwitz
VARSÓVIA - A famosa placa metálica na entrada do campo de concentração nazista de Auschwitz, na Polônia, que diz "Arbeit macht frei" (O trabalho liberta), foi furtada nesta sexta-feira, segundo autoridades. O Yad Vashem, memorial do Holocausto em Jerusalém, disse que o incidente é "um ataque à memória do Holocausto".
Cerca de 1,5 milhão de pessoas, a maioria judias, morreram nesse campo de extermínio nazistas no sul da Polônia durante a Segunda Guerra Mundial. Os prisioneiros que chegavam ao campo passavam sob um portão encimado pela frase em alemão. Depois da guerra, mais de 200 hectares do campo viraram um museu, visitado anualmente por centenas de milhares de pessoas.
- Hoje de manhã, guardas patrulhando o local notaram que a placa não estava no seu lugar - disse Jaroslaw Mensfelt, porta-voz do museu. - Notificamos a polícia imediatamente.
De acordo com ele, a polícia está examinando as imagens de câmeras de vigilância.
" Não se trata só de um furto, mas de uma horrível profanação de um lugar onde mais de 1 milhão de pessoas foram assassinadas "
- Já instalamos uma réplica sobre o portão. Ela foi usada no passado enquanto o original era reparado. Espero que o original seja rapidamente recuperado e que os ladrões sejam apanhados - disse Mensfelt.
- Não se trata só de um furto, mas de uma horrível profanação de um lugar onde mais de 1 milhão de pessoas foram assassinadas, no maior local desse tipo nesta parte do mundo. É realmente um ato lamentável.
A frase "Arbeit macht frei" tornou-se um símbolo dos esforços nazistas para dar às vítimas uma falsa sensação de segurança antes de matá-las em câmeras de gás ou por causa do frio, da fome, de doenças ou experiências.
Os ingressos cobrados no museu não são suficientes para preservar o local, e neste ano a Polônia fez um apelo por sua manutenção. Grã-Bretanha e Alemanha, entre outros, ofereceram ajuda financeira.
Em janeiro, o campo celebra 65 anos da sua liberação pelas tropas soviéticas, e pretende inaugurar uma exposição nos antigos alojamentos dos prisioneiros.
Fonte: Jornal O Globo, 18 de dezembro de 2009.
miércoles, 16 de diciembre de 2009
Posters Aliados: "Il veille. Il vaincra. Souscrivez
Vigia. Vencerá. Inscreva-se
martes, 15 de diciembre de 2009
Cruz de Ferro
domingo, 13 de diciembre de 2009
O Mercedes de 6 rodas de Hitler
A Foto de Iwo Jima
10 Curiosidades Sobre Adolf Hitler
Hugo Boss e os uniformes nazistas
Na semana passada a marca Hugo Boss apresentou sua coleção de verão 2010 na mercedes-benz fashion week. Mas você conhece a história desta marca?
Em 1923, o senhor Hugo Boss abriu uma oficina de costura em Metzingen (Alemanha) dedicado, basicamente, à confecção de uniformes para a polícia e correios. Em 1931, aderiu ao Partido Nazista, e dois anos depois, começou a confeccionar seus uniformes. Segundo Eckhard Trox, um especialista em trajes militares do museu de Ludenscheid, os nazistas encomendaram seus uniformes a milhares de oficinas. A revista austríaca Profil, que descobriu o passado colaboracionista desta marca, assegura que Hugo Boss contou com mão-de-obra prisioneira de origem francês e polonês.
Depois da morte de Hugo Boss em 1947, a marca desapareceu. Cinco anos depois, dois de seus netos, Uwe e Jochen Holy, recuperaram o negócio confeccionando uniformes para a polícia e correios. Posteriormente, começaram a confeccionar trajes masculinos entrando assim na indústria da moda. O grupo italiano Marzotto comprou a maioria de suas ações em 1993.
Ao descobrir o passado nazista da marca, contrataram a um historiador para investigar o tema (como fez também a companhia ferroviária alemã). Em 1999, reconheceram e assumiram sua responsabilidade se comprometendo a recompensar aos trabalhadores dessa época.
viernes, 11 de diciembre de 2009
NOTICIAS: Restos mortais de Hitler foram queimados e jogados em rio alemão por agentes da KGB
MOSCOU - Os restos mortais de Adolf Hitler foram queimados em 1970 por agentes da KGB e lançados em um rio alemão depois de ordens dadas pelo chefe da agência de espionagem, disse um membro do governo russo.
Em uma entrevista à agência de notícias Interfax, o chefe dos arquivos do Serviço de Segurança Federal da Rússia - a antiga KGB da União Soviética - confirmou pela primeira vez os acontecimentos que levaram à eliminação do corpo de Hitler.
O general Vasily Khristoforov disse que documentos secretos mostram que o chefe da KGB Yuri Andropov, com consentimento da liderança do Partido Comunista, ordenou uma operação secreta para destruir os restos de Hitler; de sua esposa, Eva Braun; do ministro de propaganda do partido nazista alemão, Joseph Goebbels; e a família inteira do ministro.
De acordo com os documentos, a decisão de Andropov de destruir os restos dos líderes nazistas e de suas famílias foi motivada pelo receio da KGB e do Partido Comunista da União Soviética de o local onde os corpos foram enterrados de início se tornasse um ponto de culto ao fascismo.
A operação, chamada em código de "Os Arquivos", foi realizada por um grupo especial de agentes da KGB em Magdeburg, na Alemanha Oriental, onde os corpos foram secretamente enterrados no dia 21 de fevereiro de 1946. Os restos estavam em uma instalação militar, disse Khristoforov.
Dois protocolos foram preenchidos após a operação, que ocorreu no dia 4 de abril de 1970: o primeiro falava sobre a abertura do túmulo com os restos dos líderes nazistas e seus parentes, e o outro detalhava a destruição física.
- Os restos foram queimados em uma fogueira perto da cidade de Shoenebeck, a 11 quilômetros Magdeburg, depois viraram cinza, foram recolhidos e lançados no Rio Biederitz - disse Khristoforov.
Os corpos de Hitler, Braun a da família Goebbels foram descobertos pelo Exército soviético em maio de 1946. Hitler teria se suicidado após ingerir veneno e se matar com um tiro no dia 30 de abril de 1945, quando o Exército Soviético invadiu a capital nazista.
Khristoforov afirmou que a Rússia manteve a mandíbula e o crânio de Hitler na Rússia.
- A mandíbula de Hitler está guardada nos arquivos do Serviço de Segurança Federal e os fragmentos de seu crânio estão no Arquivo do Estado. Não há mais partes do corpo além das arquivadas.
Fonte: Jornal O Globo, 11 de dezembro de 2009
jueves, 10 de diciembre de 2009
Messerschmitt Bf 110
Projetado como destruidor de bombardeiros, com longo raio de alcance, o Me 110 foi um sucesso no início da guerra, varrendo dos céus os seus adversários Poloneses e Franceses. Na Batalha da Inglaterra, suas limitações foram reveladas, sendo incapaz de executar as missões de escolta a ele atribuídas. Posteriormente voltou a se destacar como caça noturno, onde o desempenho não era relevante.
Especificações
Modelo: Me 110C-4/B
Envergadura: 16,25 m
Comprimento: 12,1 m
Altura: 3,5 m
Peso: 4,5 ton. (vazio) e 7 ton.(carregado)
Motor: Dois Daimler-Benz DB601N , 12 cilindros (1.200 hp)
Velocidade de Cruzeiro: n/d.
Velocidade Máxima: 562 Km/h
Teto Máximo: 10.000 m
Alcance: 850 Km
Armamento: 2 canhões Oerlikon MG FF de 20 mm e 4 metralhadoras Rheinmetall MG 17 de 7,92 mm
Carga de Bombas: Até 4 bombas de 250 Kg cada
miércoles, 9 de diciembre de 2009
Pistola Colt .45
Calibre: 11,43 mm (.45 M1911)
Comprimento: 216 mm (total) / 127 mm (cano)
Peso: 1,36 Kg
Carregador: Pente com 7 cartuchos
Velocidade Inicial: 262 m/s.
Posters do Eixo: "Strudt met ons mede"
martes, 8 de diciembre de 2009
FILME: Circulo de Fogo
A escassez de armamento e suprimentos era escandalosa - tanto que Vasili não recebeu um fuzil ao chegar, e ainda teve de ouvir às descabidas instruções de oficiais que diziam "O soldado que estiver sem fuzil, segue o que tem. Quando o soldado que estiver com o fuzil for morto, o de trás pega o fuzil e atira!". Tendo recebido um pequeno pente com cinco balas, Vasili acaba sobrevivendo a um fracassado ataque contra posições alemãs fortemente armadas.
Escondendo-se dentro de um chafariz, ele acha um fuzil - e mata cinco alemães com a parca munição de que dispunha. A seu lado, também escondido, está o comissário político Danilov (Joseph Fiennes), que decide tomar Vasili como herói nacional. Os feitos de Vasili são orgulhosamente divulgados pela Rádio Moscou, e sua fama espalha-se até alcançar os alemães, que decidem mandar seu mais experimentado franco-atirador, o Major König (Ed Harris), com a missão de matar Vasily Zaitsev. Começa então o duelo entre ambos.
Vasili conhece e apaixona-se por uma jovem recruta, chamada Tania (Rachel Weisz) - o que provoca uma crise de ciúmes em Danilov. No final Danilov ajuda Vasili a matar o major alemão.
Confira o trailler deste filme, clicando aqui
A tipografia oficial alemã
Outro tipo de letra, chamada "Antiqua", tem sua origem na Itália, no século 15, e foi muito utilizada para escrever textos em latím. Também foi utilizada na Alemanha para escrever textos neste idioma. Os textos se escrivian em Frakturschrift, erroneamente chamada "letra alemã" ou Deutsche Werkschrift, nome que originalmente foi cunhado na Itália como "lettera tedesca".
Mudança radical
Até o inicio dos anos 20, se utilizaram na Alemanha tanto os tipos de letra "Fraktur" como o "Antiqua". Entretanto, durante os anos 1929-1940, os alemaes preferiram a Fraktursshrift, por considerar que a "Antiqua" nao era "aria". Uma vez iniciada a Segunda Guerra Mundial, houve um episodio curioso: No dia 3 de janeiro de 1941, a través de uma circular a todas as autoridades do Reich, Martin Borman proibiu o uso da escrita "Frakturschrift", ordenando que todas as dependências públicas utilizassem a partir deste día a letra "Antiqua". As verdadeiras razoes desta mudança tao radical nunca foram esclarecidas.
Terminada a guerra, os alemaes nao fizeram grandes esforços para recuparar sua escrita original, principalmente por causa das pressoes aliadas que defendiam a idéia de que os caracteres Frakturschrift eram nazistas. Este disparate sepultou para sempre este tipo de letra, pelo menos na Alemanha.
Coração Púrpura
LIVROS: Market Garden
domingo, 6 de diciembre de 2009
ATLAS: Operaçao Husky
A operação Husky, foi uma das maiores operações anfíbias da II guerra mundial, embora tenha visto a sua importância para a História ser relativamente desvalorizada por causa da dimensão da operação Overlord, (a invasão no norte de França) que ocorreria cerca de um ano depois.
A invasão da Sicília ocorre na sequencia da retirada das forças alemãs e italianas do norte de África, que haviam sido atacadas a ocidente pelas tropas norte-americanas que tinham desembarcado em Marrocos e na Argélia e a leste pelas tropas britânicas do VIII exército de Montgomery que tinham avançado a partir do Egipto, até se encontrarem na Tunísia.
A invasão das praias do sul da Sicília foi dividida em dois sectores, um norte-americano (VII exército), comandado por Patton e outro britânico (VIII exército) comandado por Montgomery. No total foram desembarcadas oito divisões, ou seja, mais que as que seriam desembarcadas na Normandia em Junho de 1944 e estas divisões foram posteriormente reforçadas. Enquanto que os britânicos tomaram as praias da zona oriental, os norte-americanos tomaram as praias a ocidente. Em conformidade com os planos, os britânicos deveriam seguir para norte em direcção a Messina, enquanto que os norte-americanos deveria inflectir para ocidente, circundar a ilha e juntar-se aos britânicos.
Embora fosse uma manobra secundária, as consequências da ocupação da Sicília pelos aliados sentiram-se a nível político, especialmente na cena politica italiana. Com um território italiano parcialmente ocupado, a opinião pública passou a criticar fortemente Mussolini, que perdeu o apoio de grande parte dos políticos italianos e de algumas das elites do país.
Como consequência, a 25 de Julho, quando as tropas italianas e alemãs ainda combatiam na Sicília, um golpe de estado derruba Mussolini, sendo nomeado o marechal Badoglio como seu sucessor.
viernes, 4 de diciembre de 2009
Você Sabia ?
Blockbuster era o nome dado a uma bomba aérea, grande o suficiente para destruir um quarteirão inteiro. Segundo o diccionário Inglês Oxford a palavra Blockbuster significa "huge aerial bomb capable of destroying targets within a wide area" traduzindo "potente bomba aérea, capaz de destruir alvos dentro de uma grande área".
jueves, 3 de diciembre de 2009
LIVROS: Bastogne, o último bloqueio
LIVROS: Vinho e Guerra
Editora: JORGE ZAHAR EDITOR
LIVROS: O cerco de Leningrado
Coleçao da Renes
Esses livrinhos foram o meu primeiro contato com a literatura relacionada a 2GM. Além de baratos, trazem muitas fotos e muita informacao. Eu passei toda a minha adolescencia comprando esses livros (levei 10 anos para completar a coleçao, sem pressa), e tenho muito carinho por esses livros (que nao empresto, pq infelizmente ja tive experiencias ruins).
Logicamente, hoje em dia temos a nossa disposicao livros bastante mais robustos, com ilustracoes de excelente qualidade e uma encadernaçao bem melhor, porém a Renes sem dúvida marcou epoca, principalmente para o pessoal da minha geracao (35-40 anos).
Eu tenho todos os livros (sao 129). Completei em 2004. Ficou faltando o maldito Insignias Nazistas, que eu nao tenho pq me recuso a pagar o insano preço e 200 Reais que é o que andam pedindo nos sebos, mercado livre, etc.
Recentemente comprei o livro Nazi Regalia, da editora inglesa Ballantines (a editora original da colecao da Renes), que tem exatamente o mesmo conteudo, e custa 20 dolares.
Este blog terá um sessao dedicada especialmente aos livros da Renes. Pouco a pouco, postarei os 129 titulos da Renes, ou seja, a coleçao completa.